O Outono acontece

As ruas estão mais frescas. O Porto sabe mais a Porto! É que esta cidade é mais bonita nestes dias, em que as folhas se vestem de tons dourados e enchem as ruas. Há turistas que deambulam pela cidade, na sua ânsia de sentir esta cidade e perceber de que é feita, sem nunca perceberem bem esta cidade secular. Por trás da boémia que invade nos dias de hoje o Porto, encontra-se um espírito melancólico, que renasce nos jardins e praças da cidade, e se espalha por entre as pessoas num tom frio, mas não sombrio.

Entre a moda e a tradição, encontram-se cheiros e sabores que me são irresistíveis. Irresistíveis por tudo o que lhe associo, por tudo o que já vivi deles acompanhada, fosse a rir a bandeiras despregadas, fosse nesse registo melancólico e melodramático que por vezes me acomete.

Nestes dias de Outono, tudo muda.

A natureza veste-se de cores mais quentes, enquanto o tempo fica mais fresco. Os estudantes recomeçam as aulas, entre lápis e marcadores e livros novos e cheirosos. É nesta altura também, que me dá vontade de pensar e avaliar o novo ano, que está afinal… velho! Faltam dois meses para o Natal!

Este ano foi diferente, em tanta coisa… Não fiz planos, nem tracei objectivos. Vivi a maioria dos dias a pensar no dia de ‘hoje’, sem planos por mais de oito horas além do momento presente. Deixei que a vida me guiasse e que os meus amigos me aconchegassem. Não pedi muito: apenas o suficiente para ser feliz. Na verdade, ‘é muito’ saber aproveitar o que temos, para nos sentirmos felizes. É muito. Saber valorizar o que os dias nos oferecem, consciente de que o amanhã pode não chegar. Ou pode chegar de forma diferente. Essencial? É preparar o nosso coração para, aconteça o que acontecer, nos mantermos de braços abertos para viver. Como pudermos e conseguirmos. Nos dias bons e nos outros.

Aconteceu tanta coisa boa, nos últimos meses, que a vontade é: continuar assim para sempre. Feliz!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s